Um Salão dois museus

O Salão Paulista de Arte Naïf vai acontecer no período de 26 de junho a 29 de agosto 2021 nas dependências do Museu de Arte Sacra de São Paulo, e de 27 de novembro 2021 a 08 de janeiro 2022 no Museu Municipal Dr. João Baptista Gomes Ferraz – Socorro -SP, tendo como proposta fomentar a arte naïf paulista criando um espaço de valorização, difusão e circulação das obras e dos artistas pertencentes a essa estética.

Exposição Imagens de Roca e de Vestir (2021) Museu de Arte Sacra de São Paulo
Exposição Benzedeiras Tradição milenar de cura pela Fé (2020), no 1° piso do Museu Municipal de Socorro-SP

Museu de Arte Sacra de São Paulo

O acervo do museu começou a ser formado por Dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo, que a partir de 1907 passou a recolher imagens sacras de igrejas e pequenas capelas de fazendas que sistematicamente eram demolidas após a Proclamação da República (incluir link), em 1889. Na década de 1970, quando o Museu de Arte Sacra de São Paulo passou a ocupar a ala esquerda térrea do

Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz e a antiga Casa do Capelão, o acervo ampliou. Além das obras, a construção é um dos principais monumentos arquitetônicos coloniais do Estado.

Fonte: https://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/museus/museu-de-arte-sacra/

Museu Municipal Dr. João Baptista Gomes Ferraz  de Socorro-SP

Ele conta com um prédio histórico do ano de 1881, foi o primeiro sobrado da cidade de Socorro e sempre foi um prédio público onde já abrigou a Câmara Municipal, Escola Municipal, Delegacia, Prefeitura e Fórum. Construído em estilo colonial, de taipa de pilão no piso inferior e pau-a-pique no andar superior, que abriga o acervo histórico da cidade. Ele ganhou um anexo que apresenta em sua programação um importante número de exposições temporárias com destaque às exposições dedicadas às obras de estética naif, onde se realiza inclusive a BINaïf – Bienal Internacional de arte naif Totem Cor-Ação.

Fonte: https://www.facebook.com/museu.socorro/